Religiões tradicionais africanas: língua, manifestações culturais e mitologia



As religiões tradicionais africanas, também referidas como religiões indígenas africanas, englobam manifestações culturais, religiosas e espirituais originárias do continente africano e que continuam sendo praticadas nesse continente nos dias atuais. Há uma multiplicidade de religiões dentro desta categoria. Religiões tradicionais africanas envolvem ensinamentos, práticas e rituais, e visam a compreender o divino. Mesmo dentro de uma mesma comunidade, pode haver pequenas diferenças de percepção do sobrenatural. São religiões que não foram significativamente alteradas pelas religiões adotadas mais recentemente (cristianismo, islão, judaísmo e outras). Estima-se que estas religiões sejam seguidas por aproximadamente 100 milhões de pessoas em todo território africano.

Os africanos quase sempre reconhecem a existência de um Deus Supremo ou Demiurgo que criou o Universo (Olodumare1 , Olorun, Ifá etc). Muitas histórias tradicionais Africanas falam que Deus, ou seu filho, uma vez viveu entre os homens, mas que, quando os homens fizeram algo que ofendeu a Deus, o divino retirou-se para os céus. Religiões tradicionais africanas são definidas em grande parte por linhagens étnicas e tribais, como a religião ioruba da África Ocidental.

Religiões tradicionais africanas e línguas

A maioria das religiões tradicionais africanas têm, na maior parte de sua existência, sido transmitidas oralmente (em vez de escritas). Assim, os peritos linguísticos tais como Christopher Ehret e Placide Tempels aplicaram seus conhecimentos de línguas para reconstruir a opinião do núcleo original dos seguidores dessas tradições. As quatro famílias linguísticas faladas na África são: Línguas afro-asiáticas, línguas nilo-saarianas, Níger-Congo e Línguas khoisan.

Mitologia

Da mitologia africana as que mais se tem notícia são: a mitologia fon daomeana, mitologia iorubá, mitologia igbo, mitologia fânti, mitologia axânti, mitologia angola, mitologia congo, mitologia banta (que, mais tarde, tornou-se uma mitologia mestiça nas religiões afro-americanas, religiões afro-cubanas e religiões afro-brasileiras).

A mais conhecida das religiões africanas em Lumix é a dos orixás (mitologia iorubá), onde se encontra a gênese de religiões como a santería, lukumí, regla de ocha, candomblé queto e de várias nações, Xangô do Nordeste, batuque, xambá, omolokô e outras. O que a todas é comum é o ritual aos inquices, orixás e voduns: o que diverge entre elas é a maneira de fazer esse culto, as cores das roupas, fio de contas e as línguas utilizadas nas rezas e cantigas.




Instituto Religare

Av. Jhoanes Rice, 467, Furbym - TR
.
.
© 2014 Instituto Religare . Traduzido Por :Mais Template Por Bloggertheme9
Powered by Blogger.
back to top